Coragem e determinação

Passados dois anos do acidente vascular do qual fui vitima, percebo sinais claros da recuperacao. Fico pensando que no inicio tudo parecia tão distante e impossível, agora passados os dois anos, tudo fica mais concreto. No momento escrevo tambem para áqueles que estão no inicio do processo, e acham que nao vao conseguir.Lembro de que todos diziam:: é uma questão de treino e determinacao.Eu achava distante e praticamente impossivel. agora afirmo: a neuroplasticidade é algo fantástico e surpreendente, o desejo de ir além tambem.
Muita gente que me ve na televisão, à frente da campanha de combate ao AVC, vem me parabenizar pela coragem e determinação. para mim, está sendo gratificante me descobrir tão determinada, otimista, porém com a clara compreensão de que devemos viver um dia por vez,.enxergando que nao existe felicidade total, ela pode estar nos detalhes: em um dedo que mexe, na mao que consegue apertar e soltar, na perna que dobra e levanta sozinha. Vivo estas conquistas diariamente.
Apesar de claramente estar sentindo falta da minha rotina anterior, vivenciando algumas perdas, percebo os meandros da tão sonhada felicidade.
E é exatamente neste momento da minha vida que preciso me nutrir das palavras do filosofo francês Conte Sponvile que afirma : ” a verdadeira sabedoria esta em amar a vida como ela é, o segredo é parar de perseguir a felicidadede”.
Depois de travar alguns embates comigo, começo a perceber que devemos amar a vida como ela se apresenta no momento, entendo que desta forma consigo buscar forcas para seguir em frente e ate, de vez em quando encontrar rapidamente com esta senhora tão etérea chamada felicidade.

9 opiniões sobre “Coragem e determinação

  1. Vânia, vocé é prova de, como diz Gilberto Gil, a fé não costuma falhar. Força, fé e perseverança, sempre – tenho certeza que você vai muito mais longe! Beijos, amiga.

    • Amiga, as vezes nem me acho tão forte assim, mas se vcs percebem essa forca estranha, como diz Caetano. Pois é, a fe nao costuma falhar. Isso mesmo. Como repito sempre, o fato de ter na convivência pessoas tão encorajadoras, representam um grande incentivo.
      Obrigada amiga

  2. Oi querida. feliz com seu progresso e emocionada com sua disposição de nos “alertar” para o problema que pode afetar qualquer um. Você está no caminho certo e isso também é ser feliz. Afinal, existe algo mais nobre que a solidariedade humana?
    Beijo e fique com Deus sempre.

  3. Te acho linda, acompanho vc desde qdo começou a aparecer na tv, e agora por sua força de vontade e determinaçao ficou mais linda ainda, que Deu continue te abençoando bjos.

  4. sempre pensei assim Vânia. quando na vida precisei mudar de casa, as pessoas me perguntavam. tá gostando da nova morada? e eu sempre respondia. “gosto sempre de onde estou”.

    • Isso mesmo terencia, nós precisamos mesmo desenvolver a nossa capacidade de adaptação, o que chamamos de resiliência.
      Na verdade, desde o acidente vascular cerebral, tive que repentinamente trabalhar essa capacidade dentro de mim, ate porque sempre tive dificuldades com mudanças bruscas
      Agora, passados dois anos, compreendo melhor o sentido das mudanças, e no bojo de tudo, veio o grande aprendizado.

Deixe um comentário

