Esta semana tive a oportunidade de assistir a um belo filme francês-“a familia Belier”. A trama me tocou de maneira considerável. Trata-se de uma familia de surdos mudos,em que apenas a filha mais velha nao tem essa deficiência e portanto funciona como interprete da família, carregando uma grande responsabilidade. Gostei do filme, pela leveza como o diretor conduziu a trama, sem vitimizacao por parte dos personagens pelo fato de não poder falar como o fato de nao poder escutar e falar,gera uma certa dependência, surge a minha identificacao com o filme. Muitas vezes gostaria que as pessoas compreendessem a aflicao das minhas limitacoes. talvez se vivenciassem, soubessem melhor.tachei uma grande sacada do diretor, fazer com que as pessoas se sintam na pele de uma pessoa que tem difificuldades, seja de que ordem for. ele aproveita exatamente o momento da exibicao do coral da escola, em que a filha da familia Belier, faz um solo, para tirar o audio, daí,todos nós nos sentimos iguais. O.filme me tocou fundo pela identificação com a falta de autonomia em relação a uma deficiência (seja de que ordem for), além de também sentir reproduzido, o quanto podemos prender nossos filhos.
No caso do filme, a garota, foi descoberta como uma promissora cantora e praticamente abre mão de sua carreira, para ficar ajudando a família.
O filme nao so me emocionou, como me fez pensar nas possibilidades que temos, enquanto portadores de limitações, de te ntar iralém e deixar os filhos voarem. No filme, a canção “je vou” interpretada pela filha(reproduzida tambem na linguagem de sinais) é um dos momentos mais fortes do filme, uma catarse, por parte da filha e dos pais.
Belo momento, sem apelação, mas com muita emoção.fica claro, que da para todos serem felizes, sem roubar a liberdade do outro

Anúncios

3 opiniões sobre “

    • A sua percepção é de una pessoa sensível, que bem sabe o quanto somos vulneráveis. Se colocar no lugar no outro, já é um otimo começo. Registro aqui, o sentimento de impotência de quem se percebe portador de asas, mas não consegue voar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s